MAIS BAIXADOS

Ares Alcohol 120% Adobe Flash Player CCleaner CD BurnerEmule FilZip Google Chrome Google Earth Internet Explorer KM Player Lime Wire Media Player Classic Messenger Plus Mozilla Firefox MSN Messenger 2009 Opera Picasa Realtek Real Player Download Accelerator Plus FormatFactory uTorrent Virtual DJ XP Codec Pack Windows Media Player 11 Winamp Winrar Winzip VDownloader Avast AVG Avira Kaspersky NOD 32 Microsoft Security Essentials Adobe Reader Skype Daemon Tools Photo Scape Directx DVD Shrink K-Lite Codec Pack Photo Filtre Shareaza Messenger Discovery Live Puxa Rapido Revo Uninstaller Team Viewer The Gimp

VISITAS ONLINE

Login e Senha

Login e Senha



Não gostamos de dar (nem de receber) opiniões sem justificativas. Portanto, prepare-se para mais uma chata explicação técnica sobre invasão de sistemas. Vamos citar o exemplo dos sistemas Unix: todo usuário deste sistema precisa de uma senha. Alguns usuários possuem níveis maiores, onde podem fazer muitas coisas; outros, níveis menores, onde não podem fazer quase nada.

Você sendo o responsável por um sistema desses, jamais daria um tipo de acesso "liberal demais" para um irresponsável (que não tem responsabilidades para com o sistema), mas todos eles possuem acesso ao arquivo de senhas, que é um arquivo geral que contém as senhas de todos os usuários. Então, o fulano irresponsável que possui um nível baixo pode pegar uma cópia deste arquivo e tentar descobrir a senha de usuários com um nível maior.

A senha, evidentemente, é codificada e não pode ser lida de forma alguma depois da codificação. Não existe maneira de se recuperar a senha original apenas com o resultado de sua codificação no arquivo de senhas. Então, como o sistema faz para saber se a senha que o usuário digitou está correta? Toda vez em que o usuário tentar entrar no sistema, a senha que ele digitar é codificada, e o resultado comparado com o que consta no arquivo de senhas. Se for igual (o cálculo de codificação é sempre o mesmo) então o acesso àquele usuário é liberado.

Piorou! Como é então que o fulano vai fazer para decobrir as senhas de outros usuários? Simples: ele codifica uma palavra, se o resultado for igual ao código constante do seu arquivo de senhas, ele sabe, por referência, qual a palavra (senha) que deve ser utilizada. Então ele deve tentar várias palavras até encontrar alguma que se encaixe na codificação? Exatamente! E é aqui que entramos no mérito de "como escolher sua senha". Venha conosco...

Imagine se todas as senhas fossem numéricas, de apenas 4 dígitos? Seria muito simples criar um arquivo que contivesse todas as combinações possíveis dos números em 4 posições diferentes. Pronto o arquivo, codifica-se cada uma delas, depois é só comparar para ver qual a senha de cada usuário e correr para o abraço.

Acontece que nenhum sistema sério utiliza regras tão falhas para as senhas. Muitos, inclusive, proíbem até o uso de palavras que existam no dicionário. Assim se evita que algum fulano codifique um arquivo contendo palavras do dicionário e descubra as senhas. Agora, você já deve concordar conosco que, quanto maior em comprimento e mais variados forem os caracteres da senha, melhor. Não?

Mas imagine só: o que é maior, um arquivo contendo a combinação de todas as letras minúsculas formando palavras de no máximo 6 letras, ou um arquivo contendo a combinação de todas as letras minúsculas, maiúsculas (são diferentes), números, e símbolos (como vírgula, ponto, hífen, asterisco etc.) formando palavras de no máximo 8 letras? Assuma que cada letra deste arquivo ocupará 1 byte, que tamanho ele terá? Sem falar no tempo que se leva na criação, codificação e comparação com o arquivo de senhas.

Todo o processo é automatizado, mas mesmo assim leva muito, muito tempo. Outro dia desses, estávamos criando um arquivo (para fins de estudos, evidentemente) com apenas letras minúsculas e números, formando palavras de 4 à 6 letras. Deixamos o computador ligado e fomos embora. Verificamos lá pelas 4:00am à quantas andava o processo e ele tinha sido interrompido. Qual o problema? O espaço do disco tinha acabado. Era só 1Gb que tínhamos disponível, e o arquivo não chegou nem na metade.

Conclusão: sua senha deve ser absurdamente complexa, JAMAIS igual ao seu login, NUNCA a placa do seu carro, NEM PENSAR em data de nascimento, ela não pode ser lembrada (pelos outros, claro!). Ela deve beirar o limite do absurdo.

Importante - De vez em quando encontramos pela Internet uns formulários que geralmente são chamados de Zera Hora, ou algo do gênero. Segundo os autores das páginas, ele é um script que explora uma tal falha nos servidores (em todos) que fazem com que você possa zerar sua utilização no provedor. Eles pedem seu login, o endereço do seu provedor e, é claro, sua senha! Adivinha o que eles fazem depois que pegam sua senha? Não sabemos, mas uma coisa nós podemos lhe garantir: redução de horas vai ser a última coisa que você terá.

Cuidado!!!!
Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário